Email Marketing - Qual importância e como fazer?

O email marketing ainda é um instrumento extremamente relevante entre as ferramentas de marketing digital que seu empresa pode usar em suas estratégias para conquistar clientes.

A importância do email marketing

Se você ainda não se convenceu ou ainda não sabe como criar um email marketing, confira alguns dados muito otimistas que podem fazer você querer iniciar as suas campanhas o quanto antes:
  • Quando as compras são efetuadas a partir de uma mensagem de marketing, os e-mails têm a maior taxa de conversão (66%).
  • E-mails têm 5 vezes mais chances de serem vistos do que uma mensagem no Facebook.
  •   A cada R$ 1,00 investido em e-mail marketing, existe um retorno de R$ 38,00 (ou seja: possui um ROI de 3.800%).
  • As pessoas passam, em média, 13 horas semanais checando suas caixas de entrada de e-mail.
Então, como criar um e-mail marketing?

O Assunto

Além de oferecer mensagens simples e claras, o email marketing deve ser atraente desde a primeira palavra — literalmente!
E isso começa com um assunto de email que interesse ao seu leitor. Só não vale apoiar-se no uso de algumas palavras impactantes demais, como: “imperdível”, “curiosidade” e “grátis”, que não contribuem com uma taxa de abertura de emails maior, pois, na maioria das vezes, são consideradas spam, cuidado com elas!
Mas, lembre-se: é necessário conhecer o público da sua marca. Como eles se relacionam com a sua linguagem adotada? Molde-se às preferências deles e aprenda a ter ainda mais assertividade nas suas mensagens!

Construindo o corpo do email

O corpo do email é a parte em que você vai cumprir o que o seu título prometeu (e ele deve fazer isso, não se esqueça!). Por isso, trabalhe a sua mensagem com cuidado.
Uma boa maneira de fazer isso é contar com mensagens diretas e, também, links de CTAs logo nas primeiras linhas. Dessa maneira, o leitor já se sente instigado a clicar no que você realmente está oferecendo no seu Call to Action.

A linguagem visual

Além de um texto claro, objetivo e direto, você também pode apostar em elementos visuais que facilitem a leitura. É o caso, por exemplo, de:
  • Botões interativos.
  • Imagens impactantes (e que dialoguem com o texto, sem desviar o foco do leitor).
  • Mind maps (mapas mentais).
  • Infográficos chamativos e com muitas informações.
Com uma análise comportamental do seu consumidor, é possível descobrir quais elementos mais fazem eles permanecerem com a sua leitura, até o fim, além de converter essa leitura em uma possível geração de leads.
A grande dica é: conheça o seu público-alvo. E converse com ele de igual para igual.

Acrescente links no PS

Seja por falta de tempo ou mesmo de interesse em ler toda a mensagem (buscando apenas a compreensão do que o email está propondo), muitos leitores pulam direto para o “PS”, sendo, ali, um excelente local para finalizar a mensagem e, também, de acrescentar um link.
Assim, você começa a cercar, do início ao fim, o seu leitor com um conteúdo interessante e com o que você realmente deseja, com aquele disparo de email. E de maneira harmônica, o que é essencial.

Faça um email marketing responsivo

Não vale, apenas, focar as suas atenções na abertura de emails em horário corporativo.  
A tecnologia mobile dominou o dia a dia contemporâneo e, hoje, cerca de 70% das compras impulsionadas pela abertura de um email começaram em um aparelho móvel.
Então, se você está pensando em como criar um email marketing, a questão fundamental é: faça-o de maneira otimizada para a abertura em smartphones.
As chances de converter abertura de emails em vendas é muito maior nesse sentido!


Precisa de ajuda para criar um email marketing que dê resultados? Entre em contato!